O projeto

O projeto sobre viver o Holocausto é um projeto de educação do Holocausto por meio dos depoimentos dos sobreviventes, criado pelo neto de 2 sobreviventes judeus poloneses. Esse projeto é uma homenagem à minha avó, Cecília Gewertz, sobrevivente do Holocausto, a pessoa mais forte que eu já conheci.

Muito provavelmente nós seremos a última geração que terá contato direto com os sobreviventes em condições de absorver seus testemunhos. Assim, precisamos ouvi-los o máximo possível, aprender com eles e divulgar suas histórias para honrá-los e mantermos suas memórias vivas, principalmente quando eles não puderem mais contá-las. Esse é o objetivo do projeto! 

Queremos conectar os sobreviventes principalmente as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ouvi-los contarem suas histórias.

Além disso, ao convidarmos os sobreviventes para falar, visamos educar sobre o Holocausto para aumentar o conhecimento sobre o tema e ajudar na luta para combater aqueles que, mesmo com inúmeras provas e testemunhos de sobreviventes, minimizam ou até negam um dos, se não O, genocídio mais bem documentado da história.

Contamos com a sua ajuda e participação, assistindo e compartilhando os vídeos. Afinal, o Holocausto não é um acontecimento que pertence apenas ao passado dos judeus, negros, homossexuais, ciganos, deficientes…e demais grupos perseguidos pelos nazistas, mas faz parte da história da humanidade, da nossa história. Assim, a responsabilidade de perpetuar essas histórias não é só dos filhos e netos dos sobreviventes e das vítimas, e sim de todos nós!